segunda-feira, 29 de julho de 2013

Repaginando móvel antigo com batida de pedra - Atualizado

Olá pessoal,

Hoje a postagem não é sobre comida...
É sobre reforma de móveis.
Vocês devem se lembrar da minha mesa de computador, ela já apareceu aqui, quando dei uma recauchutada nela. Mas esses dias ela voltou a me incomodar! Reparei que ela não combinava em nada com os outros móveis da sala jantar/estar... aí pensei: vou pintar! Mas surgiu um problema: como pintar um móvel sem tem que lixar? Afinal, moro em apartamento e não dava animo pensar em lixar a peça toda pra poder pintar.
Então lá fui eu procurar no Santo Google, que tem solução pra quase tudo... Encontrei dicas ótimas aqui, pra pintar sem ter que lixar, usando um produto chamado batida de pedra.
Que maravilha!!!
Pra quem nunca ouviu falar em batida de pedra, como eu (rsrsrs), é um tipo um primer usado pra pintar embaixo dos carros para proteger, quando seco, tem aspecto emborrachado. Maiores informações aqui.
Aí empolguei! No dia seguinte já fui comprar os materiais necessários pra essa empreitada:
  • Batida de pedra
  • 1 pincel macio
  • 2 rolinhos de espuma
  • Esmalte sintético da cor escolhida (no meu caso tinha que ser azul, amo rsrs)
  • aguarrás
Móvel antes de ser repaginado:

A primeira etapa é passar a batida de pedra no móvel a ser reformado é super fácil e como é a base de água quase não tem cheiro e qualquer respingo no chão sai com água... A primeira demão passei com o pincel e a segunda com o rolinho de espuma, conforme as instruções do blog Meu Cachixó.
Foto da primeira demão de batida de pedra:

Deixa secar 12 horas entre uma mão e outra da batida de pedra.


Depois que a batida de pedra secou,  passei o esmalte sintético com o outro rolinho de espuma e fiz o acabamento dos cantos com o pincel (depois que peguei o jeito percebi que dá pra fazer quase tudo com rolo, ficando apenas aqueles cantinhos mais difíceis).

Passei duas demãos com um tempo de secagem de 4 horas entre a primeira e a segunda e mais 18 horas até ficar bem seco, pronto para o uso.

 Esqueci de tirar a foto da primeira demão de esmalte sintético, rsrsrsrs. A cadeira da foto  acima também foi reformada...mas isso é assunto pra outro post.

Observações: na gaveta, passei somente uma demão de batida de pedra, pois só lembrei dela quando já estava passando a segunda no resto do móvel... passei com o rolo e percebi que quando passado a primeira demão com o rolinho,  o acabamento fica bem melhor, sem as marcas das pinceladas, mesmo sendo só uma demão!

Nos próximos móveis que eu for repaginar - já tem três na fila - vou passar a batida de pedra só com o rolo, na hora vou decidir se uma ou duas demãos... ah, também vou comprar o esmalte sintético a base de água porque eu sofri bastante com o cheiro, isso que eu pintei na sacada com a porta fechada e mesmo assim entrou um pouco do cheiro da tinta. Fora que pra limpar o rolo, o pincel e os respingos no chão além das mãos - esqueci das luvas e fiquei com as unhas azuis afff!!- foi uma trabalheira!

Espero que tenham entendido a explicação e que tenha sido útil, assim como foi pra mim!
Uma ótima semana a todos!!!

21 comentários:

  1. Foi muito útil. Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  2. Vc passa a batida de pedra e depois uma tinta??nao entende,qdo vc usou atinta esmalte? Julia

    ResponderExcluir
  3. Olá Julia,

    Como não estava bem claro, dei uma atualizada na postagem. Leia novamente com atenção que você vai entender direitinho. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá, já havia lido sobre o uso do produto Batida de Pedra, sótenho uma dúvida, usando esse produto não dá para fazer pátina, não é? Seu móvel ficou lindo, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Olá Júlia, meu nome é Médely. Estava pesquisando sobre pinturas em móveis e entrei em seu blog, por sinal com muitas ideias boas. Gostaria de saber se após a aplicação do esmalte sintético vc aplica algum verniz, e em relação a durabilidade da tinta no móvel é boa.Fica igual a pintura do móvel antes. Grata

    ResponderExcluir
  6. Josi amada.Posso usar depois das duas demãos do batida de pedra,apenas um verniz,ou tenho que pintar a peça?

    ResponderExcluir
  7. Fernanda,
    quanto a fazer pátina eu não entendo nada....rsrs então não sei te dizer se dá certo. Uma sugestão seria vc fazer um pedacinho de madeira ou num cantinho do móvel que vc quer usar a técnica. Se funcionar me conte!

    Robby,
    Se preferir não pintar e passar somente o verniz, seu móvel vai ficar da cor da batida de pedra, eu usei preto mas acho que tem branco também.

    Espero que tenha ajudado. Obrigada!

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Adorei, muito útil! Uma dúvida - qual o rendimento do material? Para a escrivaninha mostrada, quanto você usou de material, vc lembra? abs,

    ResponderExcluir
  9. Josi, ameeeei as dicas
    Estou pra pintar uma cômoda e mesinha de pc e estava com medo de fazer besteira. Quanto vc gastou com todos os matérias necessários? Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro exatamente quanto gastei mas acho que foi mais ou menos 50 reais. Isso comprando rolo, pincel, 2 latas de tinta de 900 mL, solvente e bandeja de pintura. . Meia lata foi suficiente para o meu móvel. Mas vale a pena gastar um pouquinho mais comprando um esmalte sintético a base de água, que eu só fui descobrir que tinha depois de sofrer com o cheiro forte.

      Excluir
  10. Josi, gostei muito. Mas fiquei na dúvida se, o móvel fica com aspecto liso ou meio amassadinho?Eu quero que fique liso, tem alguma técnica a fazer?
    Obrigada!Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kênia, pra ficar lisinho melhor usar o rolo. E o móvel tem que estar bem limpo, livre do pó. Na hora de pintar escolha um lugar sem vento.

      Excluir
  11. Fiquei surpresa pela dica, adorei.
    Só tenho a agradecer pelo carinho da postagem.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Uauuuu, vc salvou minha vida, kkkkkkk. Vou pintar minha cômoda e já estava preocupada com a trabalheira que ia dar. Adorei a dica !!!

    ResponderExcluir
  14. Olá adorei a ideia mas como vou pintar tudo de branco acho q fica mais fácil com a batida de pedra branca mas minha duvida é será q da o mesmo efeito se tem a mesma textura??

    ResponderExcluir
  15. Olá adorei a ideia mas como vou pintar tudo de branco acho q fica mais fácil com a batida de pedra branca mas minha duvida é será q da o mesmo efeito se tem a mesma textura??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monik, desculpe a demora em responder mas os comentários estão indo para a caixa de spam no meu email.
      Acho que dá certo usar a batida de pedra branca sim. Nunca utilizei, já vi na Internet que outras pessoas que usaram. E se é o mesmo produto não tem porque não dar certo por causa da cor.
      Abraços

      Excluir
  16. Olá adorei a ideia mas como vou pintar tudo de branco acho q fica mais fácil com a batida de pedra branca mas minha duvida é será q da o mesmo efeito se tem a mesma textura??

    ResponderExcluir
  17. Olá. Posso pintar só com a batida de pedra sem ter que passar tinta depois, pois queria o móvel preto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não sei te dizer se a pintura só com batida de pedra seria durável pois ela tem uma textura levemente áspera e fosca. Minha sugestão é aplicar verniz sobre a batida de pedra para dar acabamento e proteção ao seu móvel. Caso queira o acabamento fosco utilize o verniz fosco. Espero ter ajudado
      Obrigada pela visita

      Excluir

Obrigada pela visitinha!
Espero que tenha gostado.