sábado, 4 de outubro de 2014

Renovando sapato de camurça

Oie,
Sabe quando a gente compra um sapato e acha ele lindo mas com o tempo vai enjoando ou percebe que não combina com quase nada do guarda-roupa?
Pois é, comprei há algum tempo um sapato bege de camurça e salto Anabela. Cor básica, achei que ficaria legal com muitaaaasss das roupas que tenho. No fim das contas não gostei da camurça, que manchou num dia de chuva, nem da cor e o coitado ficou lá, guardadinho na sapateira esperando o dia em que seria usado de novo. E como não dá pra ficar comprando sapato toda hora né, então pensei: o jeito é reformar!

Pesquisei muito sobre como pintar camurça quando precisei reformar um laço de camurça, de um sapato de couro normal. Existem tintas próprias para couro, mas as opções de cores são poucas, é difícil encontrar o tom parecido com a cor do sapato ou uma cor diferente. Então, segui das dicas que achei e usei nele tinta para pintura em tecido, aquelas baratinhas de uma marca bem conhecida (não estou falando de tinta para tingir tecido, que é aquela que dissolve, estou falando daquela pra pintar lindos desenhos em pano de pratos, camisetas, etc). O resultado agradou e por que não tentar agora num sapato inteiro?
Com apenas um (isso mesmo) frasco de 37 mL consegui pintar os dois pés completos, incluindo o salto, que não era de cortiça nem de juta, então ia ficar estranho sem pintar.
Segue as fotos do antes:


E depois (do antes só tem de um pé, pois esqueci de fotografar os dois):




Passei duas demãos e deixei secar bem. É bom impermeabilizar, passando graxa incolor para sapato. Eu não usei, passei apenas um verniz fosco em spray.

Espero que tenham gostado!

16 comentários:

  1. Oi josi por um acaso VC faz saída de banho de crochê?

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica. Vou usar

    ResponderExcluir
  3. Oi josi, pintei um sapato com essa tecnica e achei q ficou meio "preguento" o seu ficou assim? Passou o verniz depois de seco?
    se puder me ajudar, agradeço.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Ficou um pouco, por isso tem que esperar secar bem Entre as demãos e antes de aplicar o verniz. Uma alternativa é pintar com uma tinta própria para couro, mas a variedade de cores é bem menor.

      Excluir
  4. Olá josi .. Qual é a diferença de tinta de couro pra essa que vc usou? Quero deixar meu sapato preto.. E queria saber qual é a melhor tinta ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane, não sou entendida de tintas, mas acho que a tinta para couro é melhor que a de tecido para pintar sapatos de couro. A desvantagem é a pouca variedade de cores, mas como você vai pintar de preto isso não será um problema.
      Espero ter ajudado. Obrigada pela visita, abraços

      Excluir
    2. Olá Cristiane, não sou entendida de tintas, mas acho que a tinta para couro é melhor que a de tecido para pintar sapatos de couro. A desvantagem é a pouca variedade de cores, mas como você vai pintar de preto isso não será um problema.
      Espero ter ajudado. Obrigada pela visita, abraços

      Excluir
  5. Oi josi.. Quero deixar meu sapato vermelho de camurça na cor preta.. Qual a melhor tinta que devo usar de couro ou essa de tecido? E devo usar verniz para dar brilho ou ele segura melhor a cor ?

    ResponderExcluir
  6. Oi Josi.
    Vc sabe me dizer se existe alguma técnica pra pintar de branco sapato camurça preto?

    ResponderExcluir
  7. Josi, gostei muito da sua dica !
    Mas oq me preocupou é que pelas fotos parece que o camurça do seu sapato sumiu depois de ter tingido ele ... Tenho uma Melissa de camurça que está manchada apenas em um pedaço, mas tenho medo de tingir e estragar o camurça...

    Pode me ajudar? ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna, a camurça some mesmo. Fica como se fosse couro comum. Talvez exista outra técnica para pintar sem que isso aconteça, mas eu não conheço. Obrigada pela visita, abraços.

      Excluir
    2. Olá Anna, a camurça some mesmo. Fica como se fosse couro comum. Talvez exista outra técnica para pintar sem que isso aconteça, mas eu não conheço. Obrigada pela visita, abraços.

      Excluir
  8. Gostei das dicas, no meu caso tenho duas melissa camurça cor azul e preto e quero manter a cor, ta um pouco desgastado prozimo ao solado, nesse caso serve a pintura?

    ResponderExcluir
  9. Josi, tenho dois sapatos de camurça que quero customizar, estão sem a cor na parte proximo do solado, só com a pintura resolve? tenho que passar em todo o sapato ou so no lugar?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visitinha!
Espero que tenha gostado.