segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Vestido de crochê para festa

Olá,

Vim aqui hoje mostra um vestido de crochê. Se tem uma peça que eu amo muito, são os vestidos. Por vários motivos: são frescos, femininos, práticos (uma só peça pra vestir e pronto), você pode ir a quase todos os lugares com ele, etc.
Fiz nesses últimos meses 3 peças, duas de crochê  e outra de tecido (estou me aventurando na costura de roupas também)
O primeiro fiz longo, para ir a um casamento. Nunca tinha feito um vestido para festa, aliás até então só tinha feito um vestido de crochê (veja aqui) pra usar no dia a dia.
Eu queria uma peça bonita, elegante e simples de executar. Pesquisei modelos pela internet e também sobre que fio utilizar.
Já fazia algum tempo que tinha lido no blog Agulhas Fashion sobre um fio de poliamida, macio e com um ótimo brilho, uma alternativa aos fios de seda natural. Fiquei curiosa pois nunca tinha usado fio assim, só conhecia os de polipropileno (aqueles tipo princesinha) e particularmente achava um pouco "duro" para peças de vestuário.
Então movida pela curiosidade comprei algumas cores - azul (que surpresa!) pink, vermelho e laranja - pela internet, pois aqui em Cuiabá é difícil encontrar algumas marcas fios.  Esse fio é o cordonê da Filare Textil. Os fios chegaram, abri uma embalagem pra ver se era aquela maciez toda e gostei. Só que eles ficaram guardados esperando uma oportunidade (leia-se tempo) para serem utilizados.
Eis que chegou o convite pra um casamento e então resolvi: "Vou fazer um vestido de crochê!" Aí começou a luta pra escolher o modelo, pois a cor já tinha decidido, azul né?!
Depois de muita pesquisa escolhi o modelo, com algumas adaptações.
Me inspirei neste modelo da Giovana Dias:
Verão 2012 Giovana Dias Crochet (5)
http://www.giovanadias.com.br/

E este é o que eu confeccionei (cabelo e maquiagem também feito por mim):

Como podem perceber, modifiquei o decote, fiz com mangas curtas (na verdade era pra ser um pouquinho mais comprida. Executei o vestido de maneira que ele ficasse modelado no corpo, que na cintura não ficasse folgado, pois eu tenho quadril largo e se seguisse as medidas dele não ia ter um caimento legal. Toda essa modelagem foi feita apenas trocando a numeração das agulhas de agulhas, aumentando e diminuindo a tensão do ponto quando necessário.
O ponto utilizado foi o deste vestido encontrado no site da Círculo:
http://www.circulo.com.br/pt/receitas/moda-feminina-adulto/vestido-de-croche-revista-manequim

http://www.circulo.com.br/pt/receitas/moda-feminina-adulto/vestido-de-croche-revista-manequim
http://www.circulo.com.br/pt/receitas/moda-feminina-adulto/vestido-de-croche-revista-manequim
A receita completa dele pode ser visualizada aqui no site da Círculo.
Quanto ao forro, inicialmente eu queria da mesma cor da linha, depois fiquei pensando que poderia ter dois vestidos em um só, então comprei o tecido azul e outro preto. Fiz os dois forros. e na hora de experimentar achei que com o forro azul o ponto ficava escondido, por isso usei o preto, que destacou bem o ponto do trabalho. Quando usar o vestido com o forro azul, prometo atualizar a postagem e colocar uma foto. Por enquanto, vou ficar devendo...
O outro vestido de crochê vai ficar para o próximo post.
Espero que tenham gostado. Me contem o que acharam!
Uma ótima semana a todos!

2 comentários:

  1. Gostei muito, o fundo preto destacou seu cabelo. Eu estava procurando postagens de vestidos em mulheres reais, pois sempre vejo receitas em corpos de modelos e tinha receio de fazer um vestido de crochê pra mim e ficar brega, ou ousado demais. Sua postagem me encorajou, ficou na medida certa de elegância, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Paola. Seu comentário também me encoraja a continuar com o blog, vencendo o preconceito de que crochê é coisa de Vó, que só fica bom no tapete ou no pano de prato. Poste uma foto do seu vestido, quando estiver pronto. Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pela visitinha!
Espero que tenha gostado.