Vim aqui hoje mostra um vestido de crochê. Se tem uma peça que eu amo muito, são os vestidos. Por vários motivos: são frescos, femininos, práticos (uma só peça pra vestir e pronto), você pode ir a quase todos os lugares com ele, etc.
Fiz nesses últimos meses 3 peças, duas de crochê e outra de tecido (estou me aventurando na costura de roupas também)
O primeiro fiz longo, para ir a um casamento. Nunca tinha feito um vestido para festa, aliás até então só tinha feito um vestido de crochê (veja aqui) pra usar no dia a dia.
Eu queria uma peça bonita, elegante e simples de executar. Pesquisei modelos pela internet e também sobre que fio utilizar.
Já fazia algum tempo que tinha lido no blog Agulhas Fashion sobre um fio de poliamida, macio e com um ótimo brilho, uma alternativa aos fios de seda natural. Fiquei curiosa pois nunca tinha usado fio assim, só conhecia os de polipropileno (aqueles tipo princesinha) e particularmente achava um pouco "duro" para peças de vestuário.
Então movida pela curiosidade comprei algumas cores - azul (que surpresa!) pink, vermelho e laranja - pela internet, pois aqui em Cuiabá é difícil encontrar algumas marcas fios. Esse fio é o cordonê da Filare Textil. Os fios chegaram, abri uma embalagem pra ver se era aquela maciez toda e gostei. Só que eles ficaram guardados esperando uma oportunidade (leia-se tempo) para serem utilizados.
Eis que chegou o convite pra um casamento e então resolvi: "Vou fazer um vestido de crochê!" Aí começou a luta pra escolher o modelo, pois a cor já tinha decidido, azul né?!
Depois de muita pesquisa escolhi o modelo, com algumas adaptações.
Me inspirei neste modelo da Giovana Dias:
![]() |
http://www.giovanadias.com.br/ |
E este é o que eu confeccionei (cabelo e maquiagem também feito por mim):
Como podem perceber, modifiquei o decote, fiz com mangas curtas (na verdade era pra ser um pouquinho mais comprida. Executei o vestido de maneira que ele ficasse modelado no corpo, que na cintura não ficasse folgado, pois eu tenho quadril largo e se seguisse as medidas dele não ia ter um caimento legal. Toda essa modelagem foi feita apenas trocando a numeração das agulhas de agulhas, aumentando e diminuindo a tensão do ponto quando necessário.
O ponto utilizado foi o deste vestido encontrado no site da Círculo:
![]() |
http://www.circulo.com.br/pt/receitas/moda-feminina-adulto/vestido-de-croche-revista-manequim |
![]() |
http://www.circulo.com.br/pt/receitas/moda-feminina-adulto/vestido-de-croche-revista-manequim |
![]() |
http://www.circulo.com.br/pt/receitas/moda-feminina-adulto/vestido-de-croche-revista-manequim |
Quanto ao forro, inicialmente eu queria da mesma cor da linha, depois fiquei pensando que poderia ter dois vestidos em um só, então comprei o tecido azul e outro preto. Fiz os dois forros. e na hora de experimentar achei que com o forro azul o ponto ficava escondido, por isso usei o preto, que destacou bem o ponto do trabalho. Quando usar o vestido com o forro azul, prometo atualizar a postagem e colocar uma foto. Por enquanto, vou ficar devendo...
O outro vestido de crochê vai ficar para o próximo post.
Espero que tenham gostado. Me contem o que acharam!
Uma ótima semana a todos!
Uma ótima semana a todos!