sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pão e cia!

Olá,
Como é gostoso comer pão quentinho com manteiga e café com leite!
No domingo que passou resolvi fazer pão de novo, já tinha feito outras vezes, mas como o tempo anda curto  fiquei alguns dias sem fazer. Estou enjoada de comer o pão de forma do mercado, sem contar que o pão que a gente faz não tem todas aquelas coisas que são adicionadas no pão industrializado para não mofar, não estragar, não umedecer e por aí vai. E não fiquei só no pão caseiro... fiz fatias húngara e cuca recheada com goiabada, tudo no mesmo dia!



Aqui vai a receita do pão:

Ingredientes:
600 gramas de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento biológico seco (pode usar o fresco também)
2 colheres de açúcar
5 colheres de óleo (pode ser de soja ou azeite de oliva)
sal
1 copo de água morna (nem muito quente nem muito fria)

Modo de fazer:
Numa bacia coloque a farinha, o sal e o óleo. Num copo coloque o fermento e o açúcar e adicione a água. Misture bem e coloque na farinha. Sove bem a massa. Deixe descansar por 30 minutos. Divida a massa em duas e, se você tiver cilindro de massas use-o, se não sove novamente até ficar bem lisa e então modele e coloque na forma. Deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Asse em forno pré-aquecido a aproximadamente 200 °C de 30 a 40 minutos (vai depender do forno).

Uma dica: coloque um potinho de metal com água dentro do forno enquanto estiver assando o pão, isso evita que a casca fique muito ressecada e dura.
Ah, também congelei um dos pães, porque somos apenas dois em casa e como fiz outras coisas fiquei com medo de o pão estragar. Estou testando pela primeira vez o congelamento, vamos ver se vai ficar bom na hora de comer. Depois eu volto pra contar!
Espero que gostem e tentem fazer em casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visitinha!
Espero que tenha gostado.